Baixa do Porto tem mais de 10 projectos hoteleiros

Por a 16 de Janeiro de 2018 as 10:09

Entre Janeiro e Setembro de 2017, entraram em processo de licenciamento 12 novos projectos hoteleiros na zona da Baixa e Centro Histórico do Porto, segundo os dados da Confidencial Imobiliário.

Nove destes projectos dizem respeito a hotéis ou empreendimentos turísticos de quatro ou mais estrelas, sendo os restantes classificados na categoria de três ou menos estrelas. Apenas dois do total dos projectos são construção nova, sendo todos os outros resultado de obras de reabilitação. Em termos de dimensão, destacam-se dois projectos com mais de 8 mil m2, sendo ainda de mencionar mais dois casos com áreas superiores a 5 mil m2.

No mesmo período de nove meses, entraram em licenciamento nesta zona da cidade do Porto um total de 119 projectos residenciais, dos quais 82% dizem respeito a edifícios de apartamentos. De entre estes empreendimentos, destacam-se os de pequena dimensão (de 3 a 10 fogos), que concentram quase dois terços do total. Os projectos de média dimensão (10 a 20 fogos), exibem uma quota de 18% dos empreendimentos de apartamentos em licenciamento, enquanto que apenas um edifício com mais de 20 fogos foi submetido a licenciamento municipal no período em análise.

Os dados de pipeline são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito da análise e tratamento dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, os quais têm de, obrigatoriamente, integrar os processos de licenciamento municipal de obras. Importa referir que estes dados não consideram pequenas obras de reabilitação para as quais se dispensa a emissão de pré-certificados energéticos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *