Restauração e alojamento queixam-se de falta de pessoal

Por a 4 de Janeiro de 2018 as 16:35

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realizou um inquérito junto das empresas dos sectores da Restauração e Bebidas e do Alojamento Turístico para apurar as necessidades de contratação de recursos humanos qualificados, perceber as carências de formação dos colaboradores actuais das empresas e conhecer as suas intenções futuras e expectáveis de contratação.

“A AHRESP, com a reposição da taxa do IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas, a 1 de Julho de 2016, antecipou e previu tudo o que agora está a acontecer com o mercado de trabalho nos nossos sectores de actividade. Sem dúvida que a estabilidade fiscal gerou o clima de confiança nas nossas empresas, para além de ter criado as condições de equilíbrio económico e financeiros necessários para toda esta dinâmica de criação de emprego”, afirma, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

Refira-se que o sector do Turismo, e particularmente o Canal HORECA (restauração e alojamento turístico), tem vindo a registar crescimentos sucessivos na empregabilidade – em 2016, representou 70,8% das empresas (92.802) e 77,8% dos postos de trabalho (310.279) – e neste momento não há mão-de-obra qualificada disponível para trabalhar no sector.

De acordo com o inquérito efectuado pela AHRESP, 52% das empresas têm necessidade de contratação de um novo colaborador. Conclui-se que a área do serviço de sala é aquela que apresenta mais carência de recursos, com quase 60% das empresas com a intenção de contratar.

«Estes resultados demonstram a ausência de mão-obra-disponível para trabalhar nos nossos setores de atividade, onde o fenómeno da sazonalidade está a desaparecer, uma vez que cerca de 32% dos empresários referiram que têm intenções de contratar já neste Inverno de 2017/2018, considerada época baixa», afirma a secretária-geral da AHRESP.

A dificuldade de contratação de novos trabalhadores, identificada por 70% das empresas, será um dos temas em destaque nas Jornadas AHRESP, que se realizam no próximo dia 9, no Centro Cultural de Belém, a partir das 14h30. Esta iniciativa, que tem como tema ‘A Evolução do Mercado de Trabalho’, irá ainda abordar competências, dignificação das profissões e diálogo social.

Um comentário

  1. mario tavares

    3 de Janeiro de 2019 at 21:21

    se os Empresários pagassem melhor salários haveria concerteza mais pessoas para trabalhar na restauração.
    No meu caso com curso de cozinha, a trabalhar 10 horas por dia em horários alternados numa área de serviço em que tinha que fazer comida para cerca de 20 pessoas ou mais, e ganhava Mensal 595 euros com descontos ficava em 510 euros.
    Acham que com estes salários incentivam alguem para trabalhar.
    Estou no desemprego e ganho 450 euros.
    Quem quiser que vá trabalhar terá que me pagar 900 euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *