Opinião | Transformação digital: a oportunidade das reservas directas

Por a 22 de Dezembro de 2017 as 15:46

A dominância das OTAs tem vindo a trazer significativas alterações no mercado hoteleiro, ao pedir comissões cada vez mais elevadas e ao investir milhares de euros em publicidade da Google com o nome do seu hotel. Como dar a volta a esta situação e tomar partido do comportamento online do consumidor? Temos vindo a assistir recentemente a um crescimento significativo por parte das reservas online nos últimos anos, e a perspetiva é de crescimento continuado, com um aumento de 20% nos próximos anos.

No entanto, e devido à falta de qualificação digital de grande parte da oferta hoteleira, o crescimento tem sido encaminhado maioritariamente para a Booking e Expedia. Apesar disso, estudos revelam que uma grande parte dos utilizadores prefere reservar diretamente no website do hotel, caso beneficiem das mesmas condições, preços e segurança.

Assim sendo, e tendo em consideração que as reservas online são um dos indicadores com um crescimento significativo, porque não tirar partido disso? A oportunidade está em criar uma estratégia digital bem articulada com sucesso. Para tal, é necessário, em primeiro lugar, selecionar as ferramentas adequadas para criar um website que seja direcionado para a venda.

A oportunidade para os hotéis

Um website bem estruturado é aquele que gera maior valor económico para o hotel, maximizando o número de transações online, quer com reservas, quer com leads. A nossa experiência indica que um website de um pequeno hotel pode gerar pelo €100,000 anualmente; por outro lado o website de um resort pode gerar mais de €1,000,000.
Se a sua experiência não aponta para estes números, podemos dar-lhe algumas dicas. A base de sucesso é definida através de uma boa estratégia de e-commerce, a qual é baseada em três pontos: visibilidade do website; website direcionado para a venda; promoções exclusivas no website Se o website funcionar bem nestes três pontos, deverá gerar uma receita aceitável. Se falhar numa delas, o investimento realizado em outras vertentes dificilmente terá bons resultados.

Visibilidade do website: onde tudo começa

A visibilidade do website é determinada pela posição no ranking da Google, pela presença nos canais de distribuição, pelos backlinks para o website, pela forma como promove o website na Google. Para agir ao nível da visibilidade, comece com perguntas simples:
quantas visitas tem o seu website por mês?
de onde vêm?
tem algum tipo de ferramenta analítica que proporcione informação detalhada dos dados?

Um website orientado para a venda: o caminho para o sucesso

Um website orientado para a venda é importante para incentivar os utilizadores a reservar diretamente. Mais uma vez, comece por perguntas simples: o design do website representa o visual e a experiência no hotel? a navegação do website é fácil e intuitiva? os visitantes ficam no site ou são “convidados” a sair? quantos visitantes estão interessados em consultar preços e disponibilidades?

Para ter um website orientado para a venda, precisa de ter controlo sobre os conteúdos e a capacidade de criar promoções para aplicar quando o mercado reage de forma fácil e eficiente.

Promoções exclusivas no website: a melhor oferta

Nenhum website pode ser uma máquina de vendas se não tem produtos ou vantagens para vender, se o produto não for competitivo ou se for mal apresentado. Seja incisivo e questione-se: é fácil escolher e concluir uma reserva online? conte o número de clicks até concluir a reserva e decida se é aceitável. tem um mapa de disponibilidades que permita facilmente identificar as datas em que o hotel está cheio, ou os consumidores têm de descobrir se há quartos disponíveis por meio de um processo repetido de pesquisa de datas? O seu website oferece a melhor tarifa, ou é mais barato ao consumidor reservar nas OTAs? Se o website do hotel não está orientado para a venda, não faz sentido gastar milhares de euros em marketing com a Google e com empresas de Marketing Digital, já que terá mais visitas, mas sem resultados.

A oportunidade está em tirar partido do comportamento online do consumidor e criar uma estratégia digital bem articulada, baseada no desenvolvimento de um bom website, tendo em atenção os pontos acima mencionados. O seu website é sem dúvida a chave para a grande oportunidade de aumentar as suas reservas diretas e obter um maior retorno do seu investimento financeiro.

* O autor escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

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