A nobreza alentejana

Por a 22 de Dezembro de 2017 as 15:39

O The Noble House, a nova unidade de quatro estrelas de Évora, é um pequeno segredo para os viajantes que chegam de fora, mas um tesouro bem guardado das gentes de Évora. Este edifício situado no meio das ruelas da cidade muralhada já foi casa de famílias nobres, mas o seu uso mais recente era o de pensão – a unidade mais antiga da cidade. Por isso, as gentes de Évora têm-lhe afeição. Os novos proprietários, o grupo Unlock Hotels, que gere unidades de charme em Portugal, perceberam isso e fizeram uma reconversão cuidada e atenta aos pormenores desta casa. O novo hotel abriu em Junho e é uma combinação da história deste edifício que remonta ao século XV com o conforto exigido pelo viajante dos dias de hoje.

Os 24 quartos divididos por diferentes tipologias estão confortavelmente decorados, com uma simplicidade e bom gosto que faz jus à nobreza do espaço. Há pequenas grandes relíquias a descobrir neste hotel, sejam os painéis de azulejos seiscentistas, as abóbodas, os arcos e janelas senhoriais. As obras de reconversão do The Noble House obrigaram ao acompanhamento por parte de arqueológos, uma vez que as suas fundações assentam na “Cerca Velha”, a primeira muralha da cidade. É possível ver a muralha no espaço do bar. Por sua vez, o bar ocupa o lugar onde outrora existia uma cozinha do século XVII. Foram mantidos os poiais, a pia e chaminé originais, bem como o revestimento a azulejo seiscentista. O ambiente histórico mas simultaneamente descontraído do bar, cria a atmosfera perfeita para degustar um vinho da região, um refresco ou um cocktail.

O terraço que prolonga o bar convida a desfrutar da paisagem, dos tépidos fins de tarde alentejanos ou as quentes noites de verão entre uma bebida e um petisco.

O serviço do hotel é cuidado e atento aos pormenores como devem ser os hotéis de charme. Ao pequeno-almoço é possível degustar os melhores produtos regionais: o famoso pão alentejano, os melhores queijos, enchidos e compotas feitas a partir das melhores frutas da região, sem esquecer os excecionais azeites da zona e a típica doçaria conventual

Se, depois desta descrição, argumentos faltassem para eleger este como a nova coqueluche da hotelaria de Évora, a localização apresenta-se como um dos grandes trunfos do hotel. Localizado a dois minutos a pé da Sé Catedral e do Templo Romano, o melhor é estacionar o carro no parque privativo do hotel e só voltar a pegar nele no final da estadia. É que afinal as principais atracções da cidade estão a uma distância a pé.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *