Pedro Machado quer salários mais altos no Turismo

Por a 16 de Novembro de 2017 as 16:29

O presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, alertou esta quinta-feira, no 29.º Congresso da AHP, para que é necessário haver uma “valorização” da “profissão da actividade turística”, que se traduz em duas vertentes: “o treinamento de competências”, onde as escolas de Hotelaria têm um “papel muito importante”; e a “consciencialização pública do valor da profissão”, designadamente através de salários mais elevados.

“A profissão da actividade turística nunca foi muito valorizada do ponto de vista social, nem bem paga. É preciso pagar mais.  Se temos uma industria fortemente exportadora, responsável por mais de 40% da balança económica do País, não podemos manter salários tão baixos quando queremos que a indústria floresça e, ao mesmo tempo, a qualidade do serviço acompanhe o crescimento”, afirmou Pedro Machado, reconhecendo a dificuldade do sector em captar recursos, mas que essa mesma capação passa, também, “pela valorização do trabalho produzido, leia-se, melhores salários”.

Esta valorização deve, segundo o responsável da região Centro, ser debatida pelas associações do sector, como a AHRESP, AHP e APAVT, “em conjunto”, e a CTP, pois trata-se de um problema transversal ao sector.

Pedro Machado disse, ainda, ser necessário, ter em conta as especificidades do sector, em concreto a sazonalidade: “Tratar de igual aquilo que é diferente, é uma injustiça.”

“Os sindicatos, a confederação, as associações devem sentar-se para tratar de um problema que, no médio prazo, vai ser um problema grave para o País”, defende o presidente da Turismo do Centro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *