João Portugal Ramos comemora 25 anos

Por a 18 de Setembro de 2017 as 12:31

João Portugal Ramos, um dos mais referenciados enólogos portugueses, dá nome à empresa que, na passada quinta-feira, 14 Setembro, celebrou 25 anos de existência. Num evento onde esteve presente o Ministro da Economia, e em que foi feito o balanço de mais de duas décadas de conquistas e desafios pautados pela incansável procura do justo reconhecimento internacional do vinho português, foi também dado um sinal claro da valorização do sector vinícola enquanto actividade de grande potencial exportador e de forte desenvolvimento económico do país.

Realizado nas salas do Palácio da Cidadela de Cascais, o evento reuniu familiares, equipa, entidades do sector, empresários e jornalistas nacionais e estrangeiros, onde foi dada a conhecer a história do grupo e as principais metas atingidas até à data, acompanhada da prova de vinhos emblemáticos das regiões onde o Grupo está presente: Alvarinho Espumante Reserva Bruto Natural 2014, Marquês de Borba Reserva Tinto 2011, Vila Santa Reserva Branco 2016 e, ainda, o Duorum Vintage Port 2007.

Na intervenção de boas-vindas, o anfitrião, João Portugal Ramos, após realizar um balanço dos 25 anos do Grupo onde foi enfatizada a força e vocação internacional dos produtos vínicos nacionais, referiu que “(…) o sector vínico em geral, deve orgulhar-se de um percurso que hoje dignifica não apenas a qualidade e oferta dos vinhos portugueses, mas também a imagem do país, a par do seu relevante contributo para a economia e para o turismo”. O enólogo e gestor sublinhou ainda aos presentes uma posição que tem vindo a defender: “Num trajecto que tem ainda muito para percorrer, antes de nos afirmarmos como regiões, talvez valha a pena afirmarmo-nos como País. O mundo é demasiado grande e competitivo para que Portugal se consiga destacar, por enquanto, pelas suas belíssimas regiões vinícolas. Estas constituem a identidade da nossa oferta, mas juntas falarão seguramente mais alto sobre a excelência dos vinhos portugueses.” A título de exemplo, “a edição de Agosto de 2017 da Wine Advocate volta a colocar os vinhos portugueses no topo do mundo, onde 9 vinhos do nosso portfólio tiveram 90 ou mais pontos dados por Mark Squires, talvez o mais, ou um dos mais conceituados críticos mundiais.” – refere João Portugal Ramos.

Na intervenção de encerramento que precedeu o jantar vínico, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, teve a oportunidade de assinalar que “Portugal vive hoje um bom momento económico. Vive um momento em que a economia está a crescer, em que o crescimento está a acelerar, vive um momento em que as exportações têm tido uma boa performance. E dentro dessa performance das exportações estão, não só as exportações de produtos agrícolas, mas em particular as exportações de vinho. O vinho, hoje, o vinho português, é um dos produtos pelo qual Portugal se afirma. E afirma-se por uma produção de qualidade, por uma produção que é reconhecida internacionalmente”. “João Portugal Ramos destaca-se como alguém que durante muitos anos fez essa batalha” – rematou o Ministro da Economia

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *