Hotelaria nacional posiciona-se em preço e ultrapassa resultados históricos

Por a 17 de Setembro de 2017 as 12:31

O sistema de estatísticas AHP Hotel Monitor indica que, o segundo trimestre (2.ºT) de 2017 apresentou uma taxa de ocupação quarto em Portugal de 79%, com um aumento de 4.1 p.p. em comparação com igual período de 2016.

A operação hoteleira deste 2.ºT não só manteve a sua trajetória de crescimento, como ultrapassou todas as projeções, salientando-se o valor de 70€ no RevPAR, com um aumento de 19% face ao segundo trimestre de 2016 e de 43% face ao pico de mercado alcançado em 2007. O mesmo se verifica quanto ao ARR, com 88€, refletindo um aumento de 13% face ao período homólogo.

Outro indicador a destacar neste 2.ºT de 2017 é o TrevPAR (total revenue per available room), com 99€, demonstrando aumentos de 16%, face ao período homólogo, e 31%, face a idêntico período de 2007, demonstrando a importância do negócio gerado por todos os departamentos.

Coube às 5* o resultado mais significativo em volume de ARR e RevPAR. No entanto, todas as categorias hoteleiras tiveram assinaláveis crescimentos face ao período homólogo, com as 3* a aumentarem em 18% no RevPAR e 11% no ARR e as 4* a subirem 22% e 15% respetivamente (ver fig.2).

De facto, a hotelaria nacional está a posicionar-se em preço, alavancada pelos resultados atingidos pelos hotéis de categoria 5*, demonstrando: 1) aumento da procura por um serviço de excelência, personalizado e sofisticado; 2) subida de preço acompanhada pela procura; e 3) posicionamento de Portugal como destino de qualidade, diferenciador e personalizado.

*Leia a análise AHP Hotel Snapshot na edição de Setembro da Revista Publituris Hotelaria

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