Edição digital
restauração

Mensagem Restaurante. Créditos: Fernando Bagnola

Restaurantes

Uma Mensagem em Lisboa

Fomos conhecer o Mensagem – Restaurante e Bar Panorâmico, no Lisboa Pessoa Hotel. Leia esta nossa experiência e ganhe o gosto por este espaço.

Patricia Afonso
restauração

Mensagem Restaurante. Créditos: Fernando Bagnola

Restaurantes

Uma Mensagem em Lisboa

Fomos conhecer o Mensagem – Restaurante e Bar Panorâmico, no Lisboa Pessoa Hotel. Leia esta nossa experiência e ganhe o gosto por este espaço.

Patricia Afonso
Sobre o autor
Patricia Afonso
Artigos relacionados
Restaurantes
Região Porto e Norte vai receber a gala do Guia Michelin em 2025
Alojamento
AHRESP exige ter voz ativa sobre taxas turísticas e pede reposição dos valores de IVA
Feiras & Eventos
Lagoa e região Porto e Norte vão receber os próximos congressos da AHRESP
Formação
Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego
Hotelaria
Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel
Hotelaria
Holiday Inn Braga já abriu
Alojamento
Congresso AHRESP: Turismo Centro de Portugal assegura estar preparado “para receber mais turistas”
Emprego
Mário Centeno: “Mercado de trabalho tem sido a estrela do desenvolvimento económico”
Indicadores
Agosto coloca atividade turística novamente em máximos históricos
Hotelaria
Nova edição: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels

Fernando Pessoa foi a inspiração do Lisboa Pessoa Hotel, cujas linhas direitas e cores neutras são envolvidas numa tranquilidade acolhedora em plena Lisboa, mais concretamente junto ao Largo do Carmo. É no topo deste edifício que se encontra o Mensagem – Restaurante e Bar Panorâmico, em alusão ao primeiro e único livro publicado em vida por Fernando Pessoa.
É num ambiente minimalista, com a madeira em destaque, que somos recebidos neste espaço, onde de imediato somos deslumbrados pelos telhados, prédios e ruas lisboetas que ‘entram’ pelas janelas como quem nos espera para almoçar (ou jantar).

Uma particularidade do Restaurante Mensagem Panorâmico é a privacidade concedida aos clientes em determinados espaços do restaurante, dada a disposição das mesas, que proporciona um certo isolamento dos demais convivas que ali se dirigem. Ideal para um encontro mais romântico, uma conversa de negócios sem pressas ou um simples encontro de amigos que mais parece estarmos na nossa sala de jantar. Se prefere um ambiente mais boémio, também tem essa hipótese.

PUB

Mas o Mensagem convida, também, aos fins-de-tarde, em especial aos sunsets nas suas varandas, animados por um DJ e onde pode provar um dos cocktails da carta de Bar.

PUB

É o Chef Diogo Lacerda que comanda a cozinha, que procura combinar a gastronomia tradicional portuguesa com o ‘look and feel’ contemporâneo.

A receita é infalível e são várias as escolhas, entre Sabores Bísaros, com os enchidos e tremoços marinados e pickles caseiros; o bacalhau confitado com crosta de broa e couves e batatas ao alho tipicamente portuguesas, ou o pitoresco Tacho D’Avó, um arroz elaborado no forno com cogumelos e açafrão e codorniz recheada com alheira de caça. Mas a carta é extensa e merecedora de atenção. Se quer um conselho, não deixe de provar a Açorda de Bacalhau com Emulsão de Coentros e, para sobremesa, o pudim de gemas dos Frades de Alcobaça com cremoso de laranja (glúten free).

É garantido, a 100%, que sai do Mensagem com a alma, o estômago e os olhos mais do que satisfeitos!

Morada:

Rua da Oliveira ao Carmo, 8.

Horários:

Pequeno-Almoço – 07h30 – 10h30 (Sàbados, Domingos e Feriados até às 11h00)

Almoço – 12h30 – 15h30 | Jantar – 19h30 – 22h30

Bar – 12h30 – 23h30

Sobre o autorPatricia Afonso

Patricia Afonso

Mais artigos
Hotelaria

Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil

O Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, abre oficialmente portas após um investimento de 80 milhões de reais. A expectativa do grupo é a de que o hotel atraia principalmente mercado brasileiro, a par dos mercados portugueses, espanhóis, argentinos e chilenos. Em conferência de imprensa, o presidente deste grupo hoteleiro teve ainda uma palavra a dizer sobre a necessidade de melhorar o transporte aéreo para o Brasil, reportando-se ao potencial “tremendo” do país em termos turísticos.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou na quinta-feira, 28 de novembro, o seu primeiro hotel da linha Collection no Brasil, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco.

Situado no Ceará, próximo a um outro hotel deste grupo hoteleiro – o Vila Galé Cumbuco –, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco torna-se assim o 45.º hotel do Vila Galé, bem como o 11.º no Brasil.

Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo, confirmou que o hotel surge de um investimento de 80 milhões de reais, sendo que a construção começou em novembro do ano passado.

Com uma oferta de 116 quartos, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco presta homenagem às obras de cantores e compositores brasileiros e internacionais, sendo possível encontrar quartos cuja decoração é inspirada em artistas como Elis Regina e Vinícius de Moraes.

Das valências do hotel fazem parte três restaurantes e três bares – incluindo um restaurante de praia e outro em frente à lagoa –; um Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, salas de massagens e centro de fitness; um Clube Infantil com parque aquático, parque infantil e brinquedoteca; e ainda um centro náutico.

Agora que o hotel se encontra de portas abertas, a perspectiva é a de que este seja maioritariamente procurado pelo mercado brasileiro, seguido pelos mercados de Portugal, Espanha, Argentina e Chile.

“Temos uma quota hoje nos nossos hotéis do Brasil com 92% de mercado brasileiro, só 8% cobre os mercados portugueses, espanhóis, argentinos, chilenos”, referiu Jorge Rebelo de Almeida na conferência de imprensa de quinta-feira, que antecedeu o ato de inauguração.

O potencial turístico do Brasil

Sobre a aposta do grupo hoteleiro neste país, Jorge Rebelo de Almeida defendeu que “o Brasil é um país com potencial tremendo em termos de desenvolvimento turístico, porque tem um leque de possibilidades de oferta extraordinário”. Neste campo, aponta para a diversidade cultural, gastronómica e artística do país, a par da diversidade paisagística.

Referindo que o país “evoluiu muito” desde a chegada do grupo hoteleiro há 24 anos, possuindo um “padrão equivalente ao que existe na Europa” relativamente às infraestruturas de aeroportos e rent-a-car, o presidente da Vila Galé é da opinião de que o transporte aéreo precisa de ser melhorado.

“O Brasil hoje atravessa uma dificuldade, que é transporte aéreo extremamente caro. O transporte aéreo precisa de ser melhorado. Na Europa tivemos a vantagem de nos aparecerem uma série de companhias low cost que nos permite de vez em quando viajar em condições muito atrativas. No Brasil não temos isso”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.

Por essa razão, afinca que “há [uma] necessidade urgente de criar uma política de transporte aéreo” para o Brasil, recordando que, devido aos preços elevados na ligação à Europa, “é mais fácil e barato voar da Europa para a República Dominicana, voar para as Caraíbas em geral, ou para o próprio México, por um preço mais barato do que se voa para o Brasil”.

“Mesmo para os países da própria América Latina, as distâncias são enormes”, relembra.

14 hotéis em pipeline

Sobre a abertura de mais um hotel, Jorge Rebelo de Almeida afirmou que “somos viciados em abrir hotéis e gostamos de os abrir rápido”, admitindo que este “é um prazer que até certa altura se transforma num vício”, uma vez que, de momento, o grupo conta com 14 projetos em cima da mesa.

Deste conjunto de hotéis, o presidente do grupo Vila Galé já tinha mencionado em ocasiões anteriores que têm oito unidades hoteleiras em linha no Brasil e seis hotéis previstos para Portugal.

Em Portugal é esperada a abertura do Vila Galé – Casas d’Elvas Historic Hotel no próximo ano, entre 15 a 22 de fevereiro. Posteriormente, está prevista a abertura do hotel em Ponte de Lima, a 25 de abril de 2025, de uma unidade no Paço Real de Caxias, em Oeiras, e de mais dois hotéis em Penacova e Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

Já no Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto, cuja previsão é a de que abra portas a 12 de abril do próximo ano. Segue-se o Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection Amazónia – Belém; o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho.

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com cerca de 4.500 trabalhadores, sem contar com os postos de trabalho indiretos.

*A Publituris Hotelaria viajou até Cumbuco, no Ceará, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Vila Galé Eco Resort do Cabo

Vila Galé Eco Resort do Cabo | Créditos: Vila Galé, via website

Hotelaria

Vila Galé adquire hotel em Cabo de Santo Agostinho por 62 milhões de reais

O grupo hoteleiro já geria a operação do Vila Galé Eco Resort do Cabo, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, na área metropolitana de Recife (Pernambuco), desde 2009.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé adquiriu o hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo, no Brasil, por 62 milhões de reais, após gerir as operações da unidade desde 2009.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 28 de novembro, em conferência de imprensa pelo presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, por ocasião da inauguração oficial do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará – o 45.º hotel do grupo e o 11.º no Brasil.

“[Os proprietários] queriam vender o hotel e nós tivemos de o comprar porque, de facto, já era um filho nosso e não íamos largar o filho abandonado”, referiu Jorge Rebelo de Almeida relativamente ao Vila Galé Eco Resort do Cabo.

Localizado junto ao Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcante, na praia de Suape, em Pernambuco, o Vila Galé Eco Resort do Cabo conta com uma oferta de quartos e suites, quatro restaurantes, dois bares e Satsanga Spa.

Acrescem campos polidesportivos e de ténis, além de um um centro de convenções preparado para reuniões e eventos.

*A Publituris Hotelaria viajou até Cumbuco, no Ceará, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Figuras

Alexandre Solleiro aposenta-se no final deste ano

O anúncio da aposentação de Alexandre Solleiro foi dado em comunicado pela Highgate Portugal, onde o profissional assumia o cargo de CEO.

A Highgate Portugal deu conta de que o seu CEO, Alexandre Solleiro, irá aposentar-se no final deste ano, a 31 de dezembro.

Em nota de imprensa, a Highgate Portugal reconhece “o importante contributo de Alexandre Solleiro para o lançamento e consolidação da operação em Portugal”, com um percurso de quase 50 anos dedicados ao setor do turismo.

Já Steve Barick, principal da Highgate, enfatizou que a “liderança e incansável dedicação” de Alexandre Solleiro foram “fundamentais para estabelecer e expandir a presença da Highgate [em Portugal], preparando o terreno para o nosso sucesso contínuo”.

O principal da Highgate dirigiu ainda uma palavra à equipa reunida por Alexandre Solleiro para a Highgate Portugal.

“Cada um de vós, através do vosso compromisso e dedicação, transformou planos ambiciosos em resultados tangíveis, elevando os nossos padrões de serviço e estabelecendo um novo marco de excelência operacional”, referiu Steve Barick.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Quinta Perestrello abre portas após remodelação por parte do Pestana Hotel Group

Após as obras de renovação, a Quinta Perestrello passa a funcionar de forma integrada com o Pestana Miramar, hotel contíguo a esta antiga casa senhorial.

A Quinta Perestrello abre portas após obras de renovação e requalificação por parte do Pestana Hotel Group, que em maio deste ano anunciou ter adquirido o antigo hotel localizado no Funchal, Madeira.

Recorde-se que a unidade fechou portas em março de 2020, por ocasião da pandemia da COVID-19, não voltando a abrir para atividade desde então.

Após as obras de renovação, este imóvel situado numa antiga casa senhorial, contíguo ao Pestana Miramar, funciona agora de forma integrada, acrescentando 37 quartos à sua capacidade, divididos em várias tipologias.

Da oferta da Quinta Perestrello fazem parte uma biblioteca, sala de bilhar e piscina exterior. Para esta requalificação o grupo optou por uma decoração “clássica e acolhedora”, mantendo os elementos arquitetónicos de origem, como refere em nota de imprensa.

Quarto Pestana Miramar e Quinta Perestrello

Paulo Prada, administrador do Pestana Hotel Group, refere que “a requalificação da Quinta Perestrello e a sua integração no hotel Pestana Miramar faziam parte da estratégia definida para a unidade”.

O objetivo passa por “proporcionar aos clientes uma experiência de autenticidade e conforto que reflete a essência da Madeira”, como afirma o administrador, que acrescenta que “a aposta na recuperação e modernização deste tipo de património, possibilitando a preservação histórica é um claro objetivo do grupo” – dando como exemplo os projetos de reabilitação dos edifícios onde nasceram os hotéis Pestana Churchill Bay e Pestana Fisherman Village, ambos em Câmara de Lobos, e recentemente, no empreendimento Madeira Acqua Residences, no Funchal.

Pestana Miramar

No caso do Pestana Miramar, o hotel situado a 15 minutos a pé da cidade do Funchal está rodeado de um jardim tropical. O hotel disponibiliza três piscinas, duas exteriores e uma interior; ginásio; sauna; banho turco e jacuzzi. Dispõe ainda de vários restaurantes e bares, com várias opções gastronómicas.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Créditos: Website da Meliá Hotels International

Hotelaria

Gabriel Escarrer Juliá, fundador da Meliá Hotels International, morre aos 89 anos

Fundou a empresa que hoje é conhecida como Meliá Hotels International em 1956, aos 21 anos. Quase sete décadas após a fundação desta empresa hoteleira, Gabriel Escarrer Juliá morre aos 89 anos, deixando um legado de mais de 400 hotéis em 40 países sob dez marcas hoteleiras.

O fundador da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer Juliá, faleceu esta terça-feira, aos 89 anos.

Gabriel Escarrer Juliá tinha 21 anos quando fundou a empresa que hoje é conhecida como Meliá Hotels International, em 1956, com a aquisição e gestão de um hotel de 60 quartos na ilha de Maiorca, onde nasceu.

Durante as seis décadas em que assumiu a presidência da Meliá Hotels International, consolidou a posição da empresa em Espanha, estendendo-a às Caraíbas e ao Sudoeste Asiático.

No seu website, a Meliá dá ainda conta de que “ao longo destes anos, Escarrer formou uma série de alianças estratégicas que reforçaram o posicionamento da empresa em destinos como Cuba e Indonésia”.

Já nos anos 90 do século XX, após várias aquisições de cadeias hoteleiras de média e grande dimensão, a Meliá alargou as operações a hotéis urbanos em Espanha, na Europa, Ásia e América.

Para a Meliá, “um dos pontos altos da história da empresa” teve lugar nos anos 80, quando o grupo adquiriu “duas das cadeias hoteleiras mais importantes da Europa à época”, Hotasa e Meliá, o que representou um acréscimo de 70 hotéis num só ano.

Em 2016, Gabriel Escarrer Juliá renunciou aos poderes executivos que detinha na empresa, transferindo o cargo de vice-presidente e presidente da comissão executiva para o seu filho, Gabriel Escarrer Jaume. Desta forma, Juliá passou a assumir o papel de presidente do Conselho de Administração e da Assembleia Geral Anual de Acionistas.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
World Travel Awards

World Travel Awards

Alojamento

Portugal soma 19 prémios nos World Travel Awards

Depois de ter recebido os “World Golf Awards”, tendo Portugal sido eleito como “Melhor Destino de Golfe do Mundo”, o Funchal voltou a ser palco para a 31.ª edição dos “World Travel Awards”, de onde Portugal saiu com 19 prémios.

Portugal arrecadou 19 prémios na edição deste ano dos World Travel Worlds, evento realizado no Funchal, ou seja, mais sete que na edição passada de 2023.

Braga recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a premio de destino emergente, enquanto o Algarve foi eleito, novamente, melhor destino de praia do mundo, prémio que recebera em 2020 e 2021, Lisboa tornou-se no melhor destino para escapadas urbanas e a melhor cidade de património, e, mais acima, o Porto recebeu o prémio de melhor destino metropolitano à beira-mar, a Madeira foi declarada pela 10.ª vez consecutiva o melhor destino insular e os Açores o melhor destino para turismo de aventura.

Além dos prémios entregues às regiões de Portugal, os Passadiços do Paiva foram distinguidos como melhor atração para turismo de aventura, o Dark Sky Alqueva o melhor projeto de turismo responsável e a Parques de Sintra – Monte da Lua a melhor empresa do mundo em conservação.

Já a TAP repetiu os prémios de companhia líder nas ligações aéreas a África e América do Sul.

Na hotelaria, a Amazing Evolution também repetiu o prémio de líder na gestão de hotéis boutique, o Olissipo Lapa Palace foi eleito melhor hotel clássico, o Dunas Douradas Beach Club melhor resort de golf e villas e o Bairro Alto Hotel melhor hotel histórico de referência.

Ainda na hotelaria, o Savoy Palace, local que recebeu a gala, foi eleito melhor hotel de luxo, e o The Reserve, do mesmo grupo, alcançou o prémio de melhor boutique hotel de luxo, enquanto o Saccharum (também pertencente ao Savoy, mas na Calheta) passou a ser considerado o melhor retiro.

Conheça abaixo a lista completa dos 19 galardões entregues.

  • World’s Leading Adventure Tourism Destination 2024: Região Autónoma dos Açores;
  • World’s Leading Adventure Tourist Attraction 2024: Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark);
  • World’s Leading Airline to Africa 2024: TAP Air Portugal;
  • World’s Leading Airline to South America 2024: TAP Air Portugal;
  • World’s Leading Beach Destination 2024: Algarve;
  • World’s Leading Boutique Hotel Operator 2024: Amazing Evolution;
  • World’s Leading City Break Destination 2024: Lisboa;
  • World’s Leading Classic Hotel 2024: Olissippo Lapa Palace Hotel;
  • World’s Leading Conservation Company 2024: Parques de Sintra – Monte da Lua;
  • World’s Leading Emerging Tourism Destination 2024: Braga;
  • World’s Leading Golf & Villa Resort 2024: Dunas Douradas Beach Club;
  • World’s Leading Heritage City Destination 2024: Lisboa;
  • World’s Leading Island Destination 2024: Região Autónoma da Madeira;
  • World’s Leading Landmark Hotel 2024: Bairro Alto Hotel;
  • World’s Leading Luxury Boutique Hotel 2024: The Reserve;
  • World’s Leading Luxury Hotel 2024: Savoy Palace;
  • World’s Leading Retreat 2024: Saccharum;
  • World’s Leading Seaside Metropolitan Destination 2024: Porto;
  • World’s Responsible Tourism Award 2024: Dark Sky Alqueva.
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Secrets Playa Esmeralda Resort&Spa 5*

Alojamento

“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)

Em Portugal para acompanhar a apresentação da oferta e das novidades da Hyatt Inclusive Collection, José Maria Lucas, responsável pela representação da marca para o mercado ibérico, admitiu que, “mais slots existissem em Lisboa, mais clientes portugueses teríamos a voar para o Caribe e para os nossos hotéis”.

Victor Jorge

A Hyatt Inclusive Collection partilhou o RoadShow da Ávoris, realizado em Lisboa, para dar a conhecer as suas novidades para o próximo ano de 2025, apresentando duas novas unidades para República Dominicana, mais concretamente para Miches, com abertura agendada para abril de 2025: Secrets Playa Esmeralda Resort&Spa 5* e Dreams Playa Esmeralda Resort&Spa 5*.

Ao Publituris, José Maria Lucas, responsável pela representação da marca para o mercado ibérico, admitiu que, com a oferta aérea para La Romana, na República Dominicana, “o mercado português está mais recetivo a disfrutar da oferta desse país do que do México”, explicando que, “com a passagem a dois voos, já que a oferta de voos passou para a República Dominicana (La Romana e Punta Cana) e só existindo um para o México (Cancun), é natural que esta conectividade determine o volume de passageiros para um destino e outro”.

Além disso, admite que o portfólio de marcas, “que é enorme”, é “sempre condicionado “pelo preço”, apesar de frisar que “a relação preço-qualidade é difícil de bater”, reconhecendo, contudo, que “o cliente português é mais exigente que o espanhol. O cliente português sabe muito bem o que quer e reconhece o que tem qualidade”, diz, revelando que, por exemplo, “o cliente português, a primeira pergunta que faz, é se a praia para onde pretende viajar tem sargaço, o que condiciona, automaticamente, a escolha”.

Além das duas novas unidades a inaugurar em abril de 2025, localizadas numa zona (praticamente) virgem – Secrets Playa Esmeralda e Dreams Playa Esmeralda – em Miches, estes dois novos hotéis serão, na realidade os primeiros a instalar-se na zona, havendo ainda uma terceira novidade, com o novo Dremas Cap Cana de 5 estrelas, perto de Punta Cana.

“Estas duas novas unidades acrescentam, de facto, valor à nossa oferta e serão, espero, um sucesso junto dos nossos clientes portugueses. São unidades a estrear, de luxo, numa praia paradisíaca e não explorada. Na realidade, é este tipo de oferta que os clientes portugueses procuram cada vez mais”, reconhecendo, no entanto, que “cerca de 65% do que é vendido incide nas marcas Dreams e Sunscape”.

Quanto à recetividade dos agentes relativamente aos novos hotéis e respetivas marcas, José Maria Lucas admite que “custou um pouco, já que houve uma integração no universo Hyatt, com o surgimento de novas marcas que concorrem com outras já estabelecidas e bem conhecidas”. O responsável pelo mercado ibérico reconhece, no entanto, que estar inserido num universo como a Hyatt é uma “vantagem, tratando-se de uma marca internacional, muito prestigiada”. Daí focar o “esforço que foi feito em dar a conhecer todo este novo universo através de um excelente trabalho comercial e com presença em eventos como a BTL, Mundo Abreu ou através de webinars, ações de formação e, claro, muita informação”.

Importante é, também, o passa-palavra que José Maria Lucas entende como a “melhor ferramenta de marketing” e que “fideliza” muito o cliente. “Um cliente que fique satisfeito com a estadia nas nossas unidades, fideliza-se e traz outros clientes que, por sua vez, também se fidelizam”.

Dreams Playa Esmeralda Resort&Spa 5*

Sem ter objetivos traçados em termos de volume de clientes para o mercado português, o responsável da Hyatt afirma que “quanto mais, melhor”. E aqui entra a limitação na oferta a área que “condiciona bastante”, admitindo que, “mais slots existissem em Lisboa, mais clientes portugueses teríamos a voar para o Caribe e para os nossos hotéis. Para La Romana a nossa oferta vai de meados de junho a finais de setembro e para Cancun da Semana Santa a outubro e com lugares condicionados comparativamente com Espanha. Se Lisboa tem dois voos para a República Dominicana, Espanha possui 11 charters, mais toda a oferta das linhas regulares”.

Assim, coloca-se a pergunta se há muitos portugueses a deslocarem-se a Madrid para apanhar voos para os destinos no Caribe? E a resposta de José Maria Lucas é: “cada vez mais. Basta reconhecer que, a partir de Lisboa, o voo é semanal, enquanto de Madrid é diário. E acresce que, quem sai de Madrid ainda tem uma poupança, já que o preço, por norma, é mais barato”.

“O cliente que pretende passar 10 dias na República Dominicana tem a vida dificultada. Ou passa 7 ou 14. Se quiser passar outro período, já terá de ir apanhar o voo a Madrid”, admitindo que “estamos a fomentar junto dos agentes de viagens que não condicionem o cliente. Se o cliente pretender outro período que não sejam os 7 dias, pois é fácil ir a Madrid e permanecer mais tempo”.

Solução apontada por José Maria Lucas para este fluxo é, também, a existência da Alta Velocidade, “o que faria com que ainda mais portugueses optassem, eventualmente, por sair de Madrid”.

Outra das ofertas que passa a estar disponível são as estadias combinadas, ou seja, o cliente possui a possibilidade de voar para La Romana e no regresso sair de Punta Cana, o que para o responsável da Hyatt, “é mais um serviço facilitador para quem pretenda ir à República Dominicana”.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
NH Collection Gent

Créditos: DR

Alojamento

Minor Hotels abre oficialmente as portas do NH Collection Gent

Com esta abertura hoteleira no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas passa a contar com quatro hotéis da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica.

No início deste mês, a 4 de novembro, a Minor Hotels abriu as portas do seu mais recente hotel na Bélgica, o NH Collection Gent.

Com o lançamento deste hotel da NH Collection no centro histórico de Gent, a Minor Hotels Europe & Americas reforça a presença da marca NH Collection Hotels & Resorts na Bélgica, onde já detém uma propriedade em Antuérpia e duas em Bruxelas.

Parcialmente alojado num edifício restaurado da Feira Mundial de 1913, o hotel homenageia as figuras mais importantes dos têxteis de Gent do século XIV. Inspirado nas obras de Hendrik Conscience, romancista popular flamengo, o NH Collection Gent conta a história do amor proibido entre Veerle Van Artevelde e Lieven Denys, desde a cripta medieval de Denys, do século XIII, até ao Grand Café Van Artevelde.

O NH Collection Gent, de quatro pisos, conta com 174 quartos, sendo que as suites júnior apresentam os nomes dos membros da família Van Artevelde, figuras que se destacaram na história da indústria têxtil de Gent.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Além do pequeno-almoço buffet, servido no Restaurante Spinners, a oferta de comidas e bebidas do hotel é composta pelo Grand Café Van Artevelde, onde podem ser “saboreadas especialidades locais e cervejas belgas”, e pelo Dyers Courtyard, dedicado a refeições ligeiras, como referido em nota de imprensa.

Das restantes valências do NH Collection Gent fazem parte um ginásio, sauna e dez salas para reuniões e eventos, com capacidade para 400 convidados.

Um quarto duplo no NH Collection Gent para dois hóspedes tem o valor base de 150 euros por noite, incluindo pequeno-almoço e excluindo impostos municipais.

NH Collection Gent

Créditos: DR

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Eurostars Hotel Company

Eurostars Bilbao | Créditos: DR, via Hosteltur

Alojamento

Eurostars Hotel Company chega ao País Basco com dois hotéis

A cadeia hoteleira passará a estar presente em San Sebastián e Bilbau com dois hotéis, cuja abertura está prevista para 2025 e 2026, respetivamente.

A Eurostars Hotel Company tem em vista a construção de um novo hotel em San Sebastián e a reabilitação de um edifício em Bilbau, cujas datas de abertura estão previstas para o verão de 2025 e o final de 2026, respetivamente.

Desta forma, a cadeia hoteleira do grupo Hotusa passará a estar presente pela primeira vez no País Basco, como noticia o Hosteltur. Ambos os projetos serão acrescentados ao portefólio da Eurostars Hotel Company em regime de arrendamento.

Em San Sebastián, mais concretamente no Paseo de la Fe, será construído o futuro Eurostar Villa Itziar, um quatro estrelas cujas obras de construção começaram no final de 2023, sob a direção do estúdio FIARK.

O futuro hotel de nova construção vai contar com 27 quartos, restaurante, um bar no rooftop, ginásio, jardim com piscina exterior e parque de estacionamento. A expectativa é a de que o hotel abra portas no verão de 2025.

Em Bilbau, a cadeia já deu início às obras de reabilitação do edifício que dará lugar ao futuro Eurostars Bilbao, um quatro estrelas situado na margem norte do rio Nervión, próximo ao Museu Guggenheim e ao Estádio de San Mamés.

O hotel vai oferecer 75 quartos e vários espaços comuns, prevendo-se que abra portas no final de 2026, após as obras de remodelação projetadas e dirigidas pelo estúdio de arquitetura Ajuriaguerra TRES.

“Tanto Bilbau como San Sebastián são destinos com um desenvolvimento turístico notável na última década, para o qual queremos contribuir com uma oferta de alta qualidade, que enriqueça a experiência dos visitantes. Esperamos continuar a crescer na região com novas iniciativas que reforcem o nosso compromisso com a excelência turística”, afirmou Amancio López, presidente do Grupo Hotusa.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Alojamento

Hélder Martins mantém-se como presidente da AHETA

A AHETA elegeu os corpos sociais para o triénio 2025-2027, mantendo-se Hélder Martins como presidente.

A única lista a concorrer para os corpos sociais da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) – Lista A – que integrava todos os membros que compunham a lista apresentada em 2022, embora reforçada por mais algumas empresas em virtude da alteração de estatutos entretanto realizada, foi declarada vencedora, com a totalidade dos votos expressos, a favor.

Hélder Martins presidente reeleito, refere, em comunicado que “é de salientar, em primeiro lugar a confiança depositada pelos associados, o que muito agradecemos e a nossa promessa é de continuar a trabalhar para afirmar a AHETA como principal associação regional, na área do turismo. Numa altura em que nos deparamos com tantos desafios, temos que juntar todos os esforços no sentido de garantir a solidez das empresas para continuar a apostar na melhoria das condições dos nossos colaboradores, razão fundamental do sucesso do turismo e, por outro lado, continuar a apostar na qualidade dos empreendimentos turísticos com vista a uma melhor garantia de ‘value for money’, na perceção dos turistas.

Por seu lado, Mário Ferreira, o novo Presidente da Assembleia Geral, “espera continuidade no que se refere aos compromissos assumidos nestas e nas anteriores eleições, que nos elegeram”, apontando a conclusão da “criação do Gabinete do Associado, como meio de ouvir as empresas e ajudar a resolver os seus problemas; densificar os Gabinetes de Apoio Jurídico e Apoio ao Investimento”.

“Espero ainda que a AHETA continue a ganhar escala de representação, seja por via orgânica angariando novos associados, seja por cooperação ou agregação com entidades que concorrem para os mesmos objetivos”, frisa o novo Presidente da Assembleia Geral.

E conclui: “o Algarve, enquanto Região e Destino Turístico, tem especificidades que devem ser defendidas pelas próprias empresas, pois ninguém o irá fazer por nós. Só uma AHETA forte e representativa, como ator de peso no conjunto das instituições, poderá defender as empresas do Algarve da tentação centralista de Lisboa”.

A tomada de posse terá lugar a 20 de novembro, às 19.30 horas no Hotel Alísios, em Albufeira, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.