Hotelaria com melhor desempenho dos últimos 10 anos

Por a 19 de Junho de 2017 as 13:02

A AHP revelou esta segunda-feira, 19 de Junho, que o primeiro trimestre de 2017 foi o mais forte dos últimos dez anos na hotelaria portuguesa, segundo dados daquele que é o primeiro AHP HOTEL SNAPSHOT, que analisa informação extraída do sistema exclusivo de estatísticas AHP HOTEL MONITOR.

De acordo com a associação, a performance em análise “não foi influenciada pelos resultados da Páscoa, que este ano ocorreu no mês de Abril”.

Segundo os dados revelados, nos três meses em análise, o RevPAR aumentou 13% face ao período homólogo e 22% face ao primeiro trimestre de 2007.

Neste primeiro trimestre, Portugal registou um total de 8,8 milhões de dormidas em empreendimentos turísticos, das quais 86% ocorreram em hotéis, hotéis-apartamento e pousadas.

No período em análise foram contabilizados 3,4 milhões milhões em todos os empreendimentos turísticos entre Janeiro e Março, mais 6,4% do que em igual período do ano passado e 48% quando comparado ao primeiro trimestre de 2007. Destes, o mercado com maior crescimento foi o brasileiro, com mais 68% face ao ano anterior, seguido do mercado polaco, com mais 40%, e do mercado norte-americano, com mais 34% face a igual período de 2016. No entanto, em termos de quota, o Brasil detém 9%, os EUA 4% e a Polónia 2%. Os mercados tradicionais continuam a liderar com o Reino Unido, Alemanha, Espanha e França a representarem conjuntamente 49% do total dos mercados externos.

Esta análise revela, ainda, que foi verificado um aumento de 18% no número de empregados no sector de Alojamento, perfazendo um total de 62 milhares de pessoas, número que deverá aumentar com 41 novos hotéis previstos até ao final de 2017, aos quais se somam 11 que já abriram.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, comenta: “O AHP HOTEL SNAPSHOT que agora lançámos é um raio-x da performance da hotelaria, que resulta da análise do AHP Hotel Monitor, ferramenta estatística que acompanha mensalmente o desempenho de mais de 600 hotéis nacionais. Com este retrato temos como objectivo divulgar trimestralmente a evolução dos principais indicadores de desempenho, conjugando uma visão micro da operação hoteleira com uma visão macro do setor e da economia. Daqui resultará um conhecimento mais metódico e alargado da Hotelaria e do Turismo, setor que mais contribui para o crescimento da economia nacional.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *