Pestana quer estender projecto-piloto de formação a outras escolas

Por a 25 de Maio de 2017 as 19:30

O Pestana Hotel Group apresentou, esta quinta-feira, um projecto-piloto ao nível da formação – “Qualificar para crescer”, numa parceria com a Escola Técnica Profissional da Moita.
José Theotónio, CEO do grupo hoteleiro, considera que , com o crescimento que se verifica no Turismo em Portugal, começa a “escassear o emprego qualificado para esta actividade”. Com o objectivo de  ter funcionários 100% aptos para a função que vão exercer no seio de uma unidade hoteleira, o Pestana Hotel Group decidiu criar um projecto-piloto inédito na área de formação. “O grande objectivo prometido é a imersão imediata em ambiente empresarial real durante os três anos académicos, assegurando que no Dia da entrada no mercado profissional em contexto laboral real os alunos estão num ambiente natural e já totalmente adaptados, em total alinhamento com as necessidades do empregador e as expectativas dos clientes. É um programa educativo que na sua génese, foi desenhado em conjunto e por isso totalmente adaptado às realidades actuais do mercado”, explica o responsável.

“Quantas vezes nos referimos ao distanciamento entre as competências leccionadas aos futuros profissionais pelas escolas e a perspectiva (real) das entidades empregadoras que os acolhem nos seus primeiros passos”, recorda. A ideia, esclarece, é ideia é implementar e testar este projecto piloto, para depois, “afiná-lo e conferir-lhe a escala necessária, e estendê-lo a outras áreas de formação com igual necessidade de adaptabilidade ao mercado real”.

Com início em Setembro deste ano, o curso contempla um plano curricular de três anos lectivos, numa média anual de 1.100 horas. Para além disso, desenvolve-se em três áreas: socio-cultural, científica e técnica, onde se inclui a formação em contexto de trabalho, representando um volume global de formação de cerca de 86.000 horas.
Os recursos humanos do Pestana Hotel Group asseguram formação técnica, bem como, a realização da formação em contexto de trabalho, a desenvolver nas várias unidades hoteleiras do grupo, em Portugal e no estrangeiro, o que representará um volume de formação de 21.000 horas.

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