Airbnb gera impacto económico de 1,07 mil milhões de euros em Portugal

Por a 2 de Maio de 2017 as 5:52

A comunidade Airbnb gerou um impacto de 1,07 mil milhões de euros no país, em 2016, segundo um estudo lançado esta terça-feira, dia 2 de Maio, pela plataforma. Esta é a primeira vez que a Airbnb calcula o impacto económico em todo o território português.

Os anfitriões portugueses receberam 166 milhões de euros, no ano passado, com a partilha nas suas casas e receberam 1,6 milhões de hóspedes. Segundo o mesmo relatório, na Airbnb os anfitriões ficam com 97% do dinheiro quando anunciam o seu espaço. A actividade económica inclui todo o dinheiro que os hóspedes Airbnb gastam durante a sua estadia, bem como o dinheiro que os anfitriões, com anúncios na plataforma, ganham nessa actividade. Por exemplo, se um anfitrião ganha 100 euros nessa actividade e um hóspede gasta 350 euros durante a sua estadia, a actividade económica é de 450 euros. Os gastos diários dos hóspedes são calculados com base em respostas a um inquérito.

Em Lisboa, os anfitriões obtiveram 72 milhões de euros, no ano passado, enquanto os 718 mil hóspedes que chegaram à cidade gastaram 404 milhões, colocando o impacto económico de anfitriões e hóspedes num total de 476 milhões, um crescimento de 78% face ao ano anterior.

Relativamente à colecta da taxa turística de um euro, por pernoita, na capital portuguesa, desde maio de 2016 até ao final do ano, a plataforma entregou 1,74 milhões de Euros à autarquia. No primeiro trimestre de 2017 (Janeiro-Março), a Airbnb recebeu e remeteu ao município de Lisboa mais de 1,1 milhões de euros de taxa turística.

Por outro lado, o número de portugueses a utilizar a plataforma, quando viajam, passou de 133.300, em 2015, para um total de 264 mil, em 2016. Lisboa é a cidade portuguesa com mais utilizadores portugueses a reservar alojamento através da Airbnb, com 77 mil pessoas.

Arnaldo Muñoz, director-geral da Airbnb para Portugal e Espanha, comentou: “Esta robusta actividade económica é uma boa notícia para Lisboa e para Portugal, em geral. Demonstra como a Airbnb apoia a classe média e como a actividade económica resultante dos gastos dos hóspedes ajuda a melhorar a economia e as comunidades locais.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *