Hotéis dão prioridade à disponibilidade e visibilidade
Conclusão do estudo intitulado ‘SiteMinder Global Hotel Business Index’, publicado esta terça-feira,
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Um relatório da SiteMinder revela que a capacidade para crescer em reservas directas e ter presença na Internet são este ano os dois principais focos de negócio dos hotéis. Esta conclusão, que aparece no estudo intitulado ‘SiteMinder Global Hotel Business Index’, publicado esta terça-feira, baseia-se numa sondagem realizada a mais de 2.100 estabelecimentos, tanto independentes como de grupos hoteleiros de todo o mundo.
De acordo com o relatório, a capacidade para aumentar as reservas directas e lograr mais presença online são prioridades de negócio para os hoteleiros, inclusive mais importantes do que as reservas por telemóvel ou a personalização do serviço para melhorar a experiência dos hóspedes. O paradoxo, afirma a SiteMinder, é que apesar de 95 por cento dos entrevistados considerar um grande desafio “conduzir os hóspedes a reservar de forma directa nos seus hotéis”, apenas 37 por cento julga que “explorar nova tecnologia e sistemas hoteleiros” é uma alta prioridade para o seu negócio hoteleiro.
“Os resultados deste primeiro “Global Hotel Business Index” da SiteMinder evidenciam, mais uma vez, o desejo dos hotéis de maximizar os canais online e fazer crescer o seu negócio, mas também as suas contraditórias vacilações na hora de provar novas tecnologias que possam sustentar esse esforço. Os hoteleiros têm de começar a perceber que não se pode priorizar um sobre o outro”, afirma Mike Ford, director-gerente da SiteMinder.
“Os sistemas e tecnologias obsoletos – com os altos custos que costumam ocasionar – são relevantes no nosso sector”, acrescenta Mike Ford. “Igual ao que acontece com os consumidores, os hoteleiros estão numa posição privilegiada para mudar isto. No entanto, somos nós quem devemos compreender as razões desta percepção e temos que tornar a nossa tecnologia mais fácil de obter, mais acessível e, em última instância, mais proveitosa para os hoteleiros, a quem vão dirigidos os nossos serviços”.
Durante os 12 meses do exercício fiscal que finaliza em Junho de 2016, os clientes hoteleiros da SiteMinder geraram 16 mil milhões de dólares em receitas utilizando a tecnologia de reservas e distribuição cloud da empresa, mais 116 por cento que no mesmo período de há dois anos. Dos 16 mil milhões de dólares, 1,05 mil milhões foram gerados através do motor de reserva directa da SiteMinder, TheBookingButton, um aumento homólogo de 43 por cento.
Mike Ford afirma: “Estamos a ser testemunhas de um aumento sem precedentes nas reservas online quer diretas quer através de canais de terceiros. Graças ás nossas soluções que podem ser configuradas em pouco tempo e estão disponíveis com uma mensalidade plana a partir de apenas 37 dólares, a SiteMinder é um exemplo do quão fácil pode ser para os hoteleiros fazer conseguir mais reservas directas, aumentar a sua presença online e conseguir que os hóspedes façam as suas reservas directamente”.