José Miguel Rosenbusch | Atrair e Reter Talentos no Turismo

Por a 16 de Fevereiro de 2017 as 15:15

Um dos maiores desafios que a indústria enfrenta à medida que cresce é garantir que o crescimento traga retornos positivos para as comunidades e ao meio ambiente, bem como empresas. Para os profissionais do sector, o maior desafio do Turismo é atrair e reter bons talentos no setor. Os novos turistas preocupam-se com a sustentabilidade e os valores que a marca oferece e é importante que os colaboradores tenham o perfil da companhia para que a empresa continue competitiva e atrativa no mercado.

Para este efeito é comum o uso das tecnologias para atrair e reter esses talentos. Investimentos em programas de formação e desenvolvimento são uma prioridade. “Os Talentos são atraídos por uma marca atrativa e com valor agregado”. Os profissionais do sector concordam e se mostram abertos para os investimentos no setor e sugerem a mesma postura por empresas que querem se destacar no mercado.

Nos dias de hoje os profissionais hoteleiros procuram uma proposta de valor, que envolva desde a estratégia da empresa e o papel deles até a perspectiva de crescimento. É isso que torna uma companhia um bom lugar para trabalhar. As empresas precisam de pensar numa maneira diferente, que abra espaço a novas estratégias, novos conceitos e novos líderes.

Um bom programa de avaliação, conjugando as suas caraterísticas específicas ligadas ao bem-estar e à hospitalidade dos clientes, representa um grande potencial. Para um profissional do setor de atividade do turismo é importante juntar à remuneração os benefícios e ganho intangíveis, bem como bem como incentivar um ambiente de trabalho estimulante e aberto a novidades, priorizar o recrutamento interno de lideranças, promover e investir no desenvolvimento pessoal dos profissionais, compartilhar a visão estratégica do negócio com o colaborador, promover parcerias com instituições de ensino para identificar talentos em formação, mostrar aos profissionais jovens que há evolução e progressão de carreira, no fundo as decisões para melhorar a atração de talentos e a formação de lideranças visam tornar as empresas mais competitivas. “Competitividade é o mais importante”.

*O autor escreve com as regras do novo Acordo Ortográfico

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *