Raquel Carmo Barbosa | O valor da experiência no turismo de luxo
Quando falamos em turismo de luxo, considero necessário distinguir, desde já, duas categorias de turistas: aqueles que são realmente ricos e aqueles que têm um padrão de vida mais elevado e que podem pagar uma viagem de luxo.
É esta última categoria de turistas que considero que Portugal pode atrair cada vez mais. Porque para o outro patamar, sejamos realistas, o nosso país não soube e continua ainda sem saber como se vender, daí não estar posicionado como um destino de luxo.
Para nós, aqui no Carmo`s Boutique Hotel, falar em turismo de luxo, é falar de valor criado por uma experiência e não propriamente do preço associado à experiência em questão. Isto porque turismo de luxo não vive de produtos mas sim de experiências, as mais valiosas possíveis. E o que é que, para este tipo de turista, confere valor a uma experiência?
As atuais tendências do turismo de luxo vão muito para além do destino e da unidade hoteleira selecionada, estão interligadas com a forma como se vive o local e com as atividades que aí se podem desfrutar. Conseguimos perceber que as principais motivações de viagem identificadas no hóspede que visita o Carmo’s e que busca “a” experiência são:
– Ser actor das suas próprias experiências e não um mero espectador;
– A procura por um destino que seja atraente na sua ambiência, o que pode passar pela descoberta de paisagens deslumbrantes e culturalmente autênticas, por um hotel de pormenores, por um regresso à simplicidade mas com estilo e glamour;
– A valorização da genuinidade, da atenção e da proximidade em detrimento da ostentação;
– O valor do tempo: o turista quer que o seu tempo valha a pena, que seja bem aplicado para alcançar uma experiência inesquecível;
– A exclusividade, que proporciona ao turista sentir-se especial e único;
– A personalização do serviço, o que exige o conhecimento dos clientes por parte do hotel;
– O ser surpreendido. O turista necessita de se sentir envolvido com o destino selecionado, com o povo e a cultura locais;
– O detalhe, que é o garante da fdelização, porque tudo é relevante para um turista cada vez mais esclarecido e exigente.
A todos estes pontos podemos acrescentar ainda a emoção, a originalidade, a necessidade de bem-estar e de segurança, o desejo de renovação das experiências, todos estes fatores comuns a quem procura o turismo de luxo.
Num mercado competitivo como o da indústria turística, temos a certeza que se impõem como resposta a estas novas tendências do turismo de luxo um trabalho e um esforço contínuos de criatividade e de inovação por parte de todos os parceiros deste setor, associados a um forte relacionamento humano e a um domínio das tecnologias.
É sob estas orientações que temos vindo a trabalhar no Carmo`s e as várias distinções que temos recebido, nomeadamente o mais recente prémio conquistado – a distinção na categoria de melhor Luxury Boutque Hotel atribuída pelos The World Luxury Hotel Awards – indica-nos que este é um bom caminho. Um caminho que exige entrega e muita dedicação mas que acreditamos ser uma das opções para despoletar o desenvolvimento do turismo no nosso país.
* A autora escreve de acordo com as regras do novo Acordo Ortográfico