AHP apela a suspensão de portagens na Via do Infante

Por a 16 de Janeiro de 2017 as 11:31

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apela à suspensão da cobrança de portagens na A22/Via do Infante até à conclusão das obras na EN125 e defende um debate alargado sobre o sistema da cobrança de portagens no interior.

“É incompreensível a cobrança de portagens na A22/Via do Infante quando a alternativa a esta via não está a funcionar a 100%, condicionando fortemente a distribuição de trânsito em toda a região. Até as obras da EN 125 ficarem concluídas – cabendo ao Governo pressionar para que isso aconteça – a cobrança das portagens na A22 deveria ser suspensa ou, no mínimo, o aumento não deveria entrar em vigor”, defende João Soares, representante da AHP no Algarve.

A AHP considera ainda ser importante a alteração do modelo de exploração de portagens nas ex-Scut. Luís Veiga, representante da AHP no Centro, adianta: “As portagens têm um impacto directo nas viagens de lazer e férias dos turistas, dificultam a captação e fidelização dos mesmos e oneram a operação dos agentes turísticos. Isto a par de agravar os custos económicos na distribuição de produtos e bens. É ainda mais grave quando cerca de 30% das receitas das portagens são para suportar os custos do actual modelo de funcionamento (os pórticos)”. O mesmo representante acrescenta: “Quando o Governo lança um programa de 164 medidas para combater a desertificação do interior e a questão das portagens não é sequer ponderada há algo que falha em todo o programa.”

A AHP continua a alertar para o facto de que estas barreiras contribuem fortemente para o actual desequilíbrio entre regiões e retiram atractividade ao investimento turístico no interior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *