Tendências Mercado Laboral (Turismo) para 2017

Por a 20 de Dezembro de 2016 as 9:58

O sector aposta cada vez mais em profissionais com formação em Gestão Hoteleira, acompanhada por uma forte componente analítica e uma maior diversificação de ferramentas de apoio (como Marketing, Revenue, Serviço e Luxo).

No seguimento dos projectos desenvolvidos podemos constatar que existe uma dinâmica acentuada nos perfis a recrutar, sendo comum a todos, com especial enfoque nas seguintes competências: resiliência, capacidade de gestão de equipas, foco nos resultados, componente analítica, “hands on – sleevs on”, pragmático e “problem solving”. Ao nível das funções verificamos um acentuado crescimento nas áreas de F&B (Director de F&B e Executive Chef), na área Comercial (Director Comercial e Revenue Manager), começando agora a surgir necessidades crescentes ao nível da Operação (Academy Manager, Facilities Manager, Director de Golfe e Ecommerce Manager).

São inúmeros os desafios e tendências do Turismo e, como tal, é importante acompanhar as inclinações do mercado, sempre antecipando os seus possíveis impactos. O Turismo, assim como muitos outros sectores, tem-se ressentido e procura ajustar a sua oferta em consonância com as “exigências” de um consumidor cujo “foco” está na Internet, na diferenciação de produtos, na experiência oferecida/vivida.

Desde a expansão da economia partilhada, com o surgimento da Uber, Bla Bla Car, Couchsurfing, Eat with Me, boatbound, entre outros, assim como com o crescimento de novos conceitos hoteleiros, ao intensificar do uso das aplicações mobile, e o crescente dos bleisures – turista que mistura negócios com prazer, – é necessário ter capacidade de resposta. Para isso, os profissionais e os parceiros necessitam estar “up-to-date” em relação a estas tendências, nunca perdendo a noção de que o impacto quer a nível nacional, quer a nível mundial é imediato.

É natural e expectável que com o tempo e com o surgimento de novas tecnologias aliadas a este sector de negócio, novas empresas e novos profissionais tenham que se mostrar mais flexíveis, dinâmicos e “open minded” de forma a ter uma resposta mais eficaz e eficiente.

* Artigo elaborado por José Miguel Rosenbusch, consultor da Michael Page Hospitality & Leisure.

Um comentário

  1. Isabel Hockert

    20 de Dezembro de 2016 at 13:50

    Obrigada

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