Airbnb lança-se em áreas além do alojamento
Plataforma oferece uma espécie de guia do que fazer e conhecer nos locais e prepara função ‘Voo e Serviços’.

Patricia Afonso
Highgate Portugal inaugura três unidades na Herdade dos Salgados sob as marcas Marriott e The Westin
Grupo Água Hotels inaugura boutique hotel em Lagos
Octant Évora aposta em novo espaço vínico com enoteca
Primeiro hotel Kimpton em Portugal abre portas no Algarve
Transação do Tróia Resort já está concluída
Grupo Oásis tem melhor ano de sempre com receitas de 45,3M€ em 2024
Hotel da Praia do Sol passa a Hotel Paparica depois de adquirido por investidores privados
Turismo e hospitalidade ganham nova ferramenta digital com dados estatísticos em tempo real
WOTELS apresenta nova unidade em Águeda
Vila Galé estabelece protocolo com Brumadinho para desenvolver hotel junto a Inhotim
A Airbnb anunciou esta sexta-feira ter integrado novas funcionalidades com o lançamento da plataforma Trips, que pretende servir como uma espécie de guia dos locais, em parte alimentado pelas próprias comunidades.
Em comunicado, é explicado que esta nova plataforma tem três áreas chave: Experiências, Locais e Casas. O Airbnb está, ainda, a preparar a funcionalidade de Voos e Serviços, para implementar no futuro.
“A plataforma Trips vai tornar as viagens mágicas, de novo, ao envolver os viajantes em comunidades por todo o Mundo. Os viajantes vão obter um acesso, sem precedentes, a paixões e interesses locais (…). Juntando isto aos três milhões de casas disponíveis para reserva na plataforma, a Airbnb torna-se o espaço a consultar para usufruir de uma experiência de viagem verdadeiramente diferente”, lê-se o comunicado.
Assim, a área ‘Experiências, trata de “actividades desenhadas e dirigidas por especialistas locais – quer seja uma actividade única, como um workshop para aprender a manusear uma espada samurai ou o envolvimento numa experiência de vários dias, como conduzir e aprender tudo sobre carros clássicos, em Malibu”. “
Já através da funcionalidade ‘Locais’, Guias, Encontros e Passeios com áudio-guia, a plataforma “dá vida aos Locais através das pessoas que lá vivem, reflectindo as recomendações de centenas de milhares de anfitriões inscritos na Airbnb”. “Com a funcionalidade Insider Guidebooks, a Airbnb identificou especialistas culturais e moradores dos bairros para recomendarem “joias” escondidas nas suas cidades.” Para já, o denominado “100 Insider Guidebooks” vai estar disponível, no lançamento, em seis cidades – Los Angeles, São Francisco, Havana, Nairobi, Detroit e Seul.
Com a parceria assinada com a Detour, os utilizadores da Airbnb vão também ter acesso a visitas áudio-guia, “permitindo que conheçam de uma forma totalmente autêntica e única os bairros”. No lançamento, os áudio-guias vão estar disponíveis para Los Angeles e, na Primavera de 2017, já poderão ser encontrados em São Francisco, Paris, Londres, Tóquio e Seul.
A Airbnb explica, por último, a função ‘Itinerário de Viagem’, para tornar mais “simples” o processo de reserva de uma viagem. Esta “concilia tudo o que o viajante precisa de saber numa só cronologia, com a capacidade de reservar facilmente e acrescentar Experiências ou coisas para fazer”. O objectivo passa por, “com o tempo, esta funcionalidade vai evoluir baseada na aprendizagem automática para sugerir opções personalizadas e contextualizadas, por ex. com base na localização, sugerir recomendações durante a viagem”.