Crescimento do PIB foi impulsionado pela actividade turística, diz Raul Martins

Por a 17 de Novembro de 2016 as 11:26

Os números do INE divulgados esta semana e que revelam um crescimento do PIB de 1,6% no 3º trimestre “foram especialmente impulsionados pela actividade turística na época alta”, afirmou o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, na sessão de abertura do 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorre até à próxima sexta-feira, dia 18 de Novembro, em São Miguel.

De acordo com o responsável, foi a subida da ocupação, mas, sobretudo, o crescimento do preço médio, que contribuíram para que Turismo fosse o impulsionador deste crescimento do PIB. “Esta situação permite-nos reafirmar que o Turismo pode ser considerado o motor da economia nacional”.

O responsável lembrou que, de acordo com as estatísticas da WTTC, o contributo do turismo português para o emprego, PIB e para o investimento é ainda inferior à média europeia.

Em 2017, Raul Martins acredita que o Turismo “pode voltar a bater recordes, mas o mais importante é preparar o futuro, com um correcto posicionamento e enfrentando as mudanças no mundo e na economia digital”.

Até sexta-feira, o congresso da AHP debate a Vocação Atlântica de Portugal, num cenário, recorda Raul Martins, de grandes alterações políticas com é o caso do Brexit e das eleições americanas.

* A jornalista encontra-se nos Açores a convite da AHP

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *